segunda-feira, 18 de março de 2013

Alunos participam de abertura do Parlamento Jovem 2013

-->


Na última quinta-feira (14), a Câmara Municipal realizou o lançamento do Parlamento Jovem, edição 2013. Participaram do encontro alunos e professores das escolas que integram o projeto nesse ano. Também estiveram presentes o presidente do Poder Legislativo, vereador Paulo Tadeu Silva D'Arcadia (PT), os vereadores membros da Comissão de Legislação Participativa Flávio Faria (PT), Marcos Tadeu Sansão (PSDB) e José Maria Siqueira (PMDB), além dos vereadores Joaquim Alves (PMDB) e Paulo Eustáquio de Souza (PSD), e o coordenador do Plano Municipal da Juventude Tiago Mafra.
Na abertura, os estudantes foram recepcionados pelos vereadores, ocasião em que o presidente ressaltou a importância do Parlamento Jovem como forma de incentivar o jovem a participar da política. Ele apresentou um histórico do desenvolvimento do processo democrático, desde a sua concepção até os dias atuais.
O Vereador Flávio Faria, autor do projeto que instituiu o Parlamento Jovem em Poços e presidente da Comissão de Legislação Participativa, fez um relato das outras edições do Parlamento Jovem, lembrando os temas e as escolas participantes. O parlamentar reforçou a evolução ocorrida durante esse período e destacou a importância da participação dos professores para o sucesso do projeto.
Uma característica interessante do Parlamento Jovem é a disposição das pessoas em contribuir com as discussões e, neste ano, a situação não foi diferente. O arquiteto Alfredo Barbosa Júnior aceitou o convite para fazer uma explanação sobre o tema do PJ 2013 “Cidades Sustentáveis – um desafio para as novas gerações”. Em sua palestra, ele convidou os jovens a sonharem com a cidade que desejam viver no futuro, afirmando que o lugar onde moramos não é apenas o espaço, mas sim todo o contexto de memórias, família e cultura das pessoas.
Neste raciocínio, o arquiteto lembrou a rápida recuperação da área do Japão atingida pelo Tsunami em 2010, onde, apesar do risco de nova tragédia, as pessoas que lá viviam desejavam reconstruir seu ambiente. Ele trouxe, ainda, exemplos de outras cidades que fizeram mudanças significativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas, como Barcelona, que hoje é referência mundial em medidas sustentáveis. Com essas reflexões, procurou dar um ponto de partida para as reflexões dos próprios alunos que irão apresentar propostas para a Câmara Municipal. Ainda sobre o tema, ele esclareceu que o termo “sustentabilidade” somente pode ser utilizado se uma medida ou iniciativa tiver as seguintes características: ser ecologicamente correta, ser economicamente viável e socialmente justa.

Atividades

A partir do lançamento, outras atividades terão início dentro e fora das escolas, como por exemplo os cursos de redação e oratória oferecidos pela Câmara, com a presença de palestrantes voluntários. A finalização do projeto será em uma Plenária, quando todas as sugestões apresentadas serão votadas pelos alunos. A fase estadual está prevista para o segundo semestre, em Belo Horizonte, e dentre os participantes serão escolhidos seis alunos de Poços de Caldas.
Outra atividade será a visita de professores da Escola do Legislativo da ALMG. Eles estarão em Poços de Caldas para um encontro com os alunos do Parlamento Jovem no plenário da Câmara. No ano passado, essa visita também aconteceu de forma a incentivar os alunos a continuarem no projeto. O encontro está previsto para o próximo mês.
Em 2013, fazem parte do PJ a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Sete de Setembro – COC, Escola Nini Mourão e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Parlamento Jovem de Poços de Caldas

Parlamento Jovem de Poços de Caldas
Evento de lançamento do Parlamento Jovem de 2012 - foto de arquivo

Oficinas do Parlamento Jovem realizadas na Câmara Municipal - 2012 - foto de arquivo

Plenária Final do Parlamento Jovem de 2012 - foto de arquivo
-->

Câmara inicia atividades do Parlamento Jovem 2013


Na próxima quinta-feira (14), a partir das 14h, a Câmara Municipal inicia as atividades do Parlamento Jovem 2013 com o evento de lançamento. Neste ano, o tema do projeto é “Cidades Sustentáveis – O desafio para as novas gerações”. O evento contará com a presença do arquiteto Alfredo Barbosa Júnior, que trabalha com as questões relacionadas à sustentabilidade e falará aos jovens sobre o tema.
O evento de lançamento conta com a presença de alunos e professores das escolas participantes do programa. Em 2013, farão parte do PJ a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Sete de Setembro – COC, Escola Nini Mourão e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.
O contato com as unidades de ensino foi feito no final do ano passado a fim de já adiantar o início das atividades em 2013. Atuarão no projeto os professores Juliana do Prado Lopes, Rafael Krauss Renda, Michele Mara Betti, Denise de Fátima Ranauro, Diney Lennon de Paulo e Thais Niuber Chagas. “O engajamento e a colaboração dos professores é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, pois é a nossa referência na escola e quem possibilita o espaço para as reuniões e debates dos alunos”, afirmou a servidora da Câmara e coordenadora do projeto em Poços Arlis Silva Bassi.
Para mobilizar os alunos, uma equipe da Câmara fez a divulgação do Parlamento Jovem nas escolas, convidando os alunos do ensino médio para participação no projeto. Nessa etapa, foram visitadas as Escolas Estaduais Francisco Escobar e Edmundo Cardillo e o Colégio Nini Mourão.
A partir do lançamento, outras atividades terão início dentro e fora das escolas, como por exemplo os cursos de redação e oratória oferecidos pela Câmara, com a presença de palestrantes voluntários. A finalização do projeto será em uma Plenária, quando todas as sugestões apresentadas serão votadas pelos alunos. A fase estadual está prevista para o segundo semestre, em Belo Horizonte, e dentre os participantes serão escolhidos seis alunos de Poços de Caldas.


Novidade

Uma novidade relacionada ao projeto foi adotada neste ano, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Trata-se da criação de um blog municipal contendo todas as notícias do Parlamento Jovem. O conteúdo desse blog está em fase de implantação e será compartilhado pelo Facebook, a fim de integrar todas as cidades mineiras que participam do programa na fase estadual.


Parceria

O Parlamento Jovem, instituído na Câmara de Poços através da aprovação de um Projeto de Resolução do vereador Flávio Faria (PT), é uma parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O programa é um espaço aberto para discussão no Poder Legislativo e o objetivo principal é mostrar aos alunos a necessidade de conscientização política e participação efetiva no processo democrático. Além disso, as atividades pretendem também despertar o interesse dos estudantes para a organização da sociedade civil.
Os trabalhos são desenvolvidos mediante uma metodologia que envolve a pequisa, o debate, o convencimento ou negociação, as escolhas e o exercício democrático. Tudo isso através de atividades dentro da Câmara e no âmbito escolar, com a apresentação de propostas concretas, que poderão se tornar leis municipais ou estaduais, de acordo com a competência de cada uma.