sexta-feira, 1 de abril de 2016



Parlamento Jovem 2016 reúne estudantes de seis escolas de Poços


Na manhã da última quinta-feira (31), a Câmara Municipal realizou o evento de lançamento do Parlamento Jovem 2016. O encontro reuniu cerca de 100 alunos das seis escolas que fazem parte do projeto nesta edição. Participaram da atividade a presidente do Legislativo vereadora Regina Cioffi (PPS) e o presidente da Comissão de Legislação Participativa vereador Flávio Faria (Rede).
Em 2016, o tema do PJ é Mobilidade Urbana e o debate foi organizado nos subtemas “Mobilidade: participação e controle social”, “Trânsito e transporte” e “Mobilidade e estrutura”. Integram o projeto neste ano a Escola Padrão do Parque das Nações, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual David Campista, Escola Municipal José Avelino de Melo, Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira e Colégio Nini Mourão. Mais uma vez, Poços de Caldas faz parte do Polo Sul de Minas II, formado também pelas cidades de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.
Convidado pela Câmara para falar sobre o tema Mobilidade Urbana, sob o aspecto da conscientização dos jovens, o palestrante Symon Hill fez uma apresentação dinâmica e convidou os alunos a pensarem nas dificuldades enfrentadas pelo próximo. “Quis trazer uma palestra bem dinâmica para que eles compreendessem que a questão da mobilidade urbana afeta todas as pessoas. Não é porque eles são jovens ou que eles têm essa facilidade para se locomover que o problema da mobilidade não diz respeito a eles também. Então, o objetivo dessa palestra é conscientizar que a questão da mobilidade urbana é um assunto de todos. Fala-se muito hoje na mídia sobre a questão da ética e a ética é a relação entre o interesse pessoal e o bem estar coletivo. Quanto antes o jovem entender isso e começar a participar dessas situações em que ele se coloca no lugar do outro, mais rápido a gente vai ter uma sociedade mais ética e equilibrada”, declarou.
Ainda durante o encontro, o servidor público Rodrigo Galhardi, deficiente visual desde os noves anos de idade, conversou com os alunos sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes quando o assunto é mobilidade urbana. Para ele, o tema é muito relevante nos dias atuais, pois envolve a comunidade como um todo. “O fundamental é colocá-los na mesma situação que a gente, ainda que não seja permanente, porque só sentindo a dificuldade do outro é que a gente vai conseguir propor alguma coisa, tanto para melhorar aquilo que está errado quanto para fiscalizar aquilo que não vem sendo cumprido em termos de legislação. Mobilidade urbana quer dizer dar acesso para as pessoas irem e virem de forma autônoma, independente, rápida e segura. Então, quando a gente fala em mobilidade urbana e acessibilidade as pessoas pensam que esses fatores se restringem apenas às pessoas com deficiência. E não é isso que acontece. A mobilidade envolve a mãe que está com o carro de bebê na rua, o idoso e toda a sociedade”, ressaltou.
Além do bate-papo sobre a importância da conscientização, os alunos assistiram a vídeos sobre o tema mobilidade urbana. A estudante Jennyfer Pereira de Freitas, da Escola Estadual Edmundo Gouvea Cardillo, participa pela terceira vez do Parlamento Jovem. Para ela, este é um projeto que os alunos levam para todas as etapas da vida. “Eu gosto de participar e fazer parte da política. É uma oportunidade dos jovens interferirem e conversarem e essas ações influenciam a minha vida, a da minha família e a dos meus colegas. O tema mobilidade precisa ser bastante discutido, pois é um assunto que causa muitos problemas hoje em dia. Tenho certeza que sairão muitas propostas interessantes do Parlamento”, disse.
Já a aluna Isabela Cristina Pereira, da Escola Padrão do Parque das Nações, participa pela primeira vez do projeto. Durante o evento de lançamento, ela falou da expectativa em fazer parte do Parlamento Jovem. “É muito importante os jovens participarem da política e verem o que está acontecendo. A mobilidade urbana faz parte da nossa vida”, destacou.


Fases

Após o evento de lançamento, diversas atividades acontecem dentro e fora das escolas. Além das oficinas e grupos de trabalho, os alunos participam das plenárias municipais e regionais para a discussão do tema e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios são novamente avaliadas e priorizadas nos polos e, por fim, chegam à plenária estadual, realizada em Belo Horizonte. Este último evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no mês de agosto, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.


Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais, destinado a alunos do ensino médio. Neste ano, na 13ª edição do Parlamento Jovem de Minas, o número de municípios participantes subiu para 45, ou seja, são nove cidades a mais do que a edição de 2015. Esses municípios estão organizados em 12 polos regionais.
O PJ teve início em 2004, sendo que as seis primeiras edições do projeto foram realizadas em Belo Horizonte, envolvendo somente os estudantes da cidade. Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com outras Câmaras Municipais, e a Câmara de Poços, através de um Projeto de Resolução, tem participado todos os anos das atividades.
Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões, negociações e escolhas, respeitando sempre as diversas opiniões sobre os mais variados temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário