segunda-feira, 20 de junho de 2016

Alunos participam de Plenária Final do Parlamento Jovem


A Câmara de Poços encerrou a etapa municipal do Parlamento Jovem 2016 na última sexta-feira (17). Alunos das cinco escolas que fazem parte do projeto este ano participaram da Plenária Final, oportunidade em que discutiram e votaram propostas referentes ao tema Mobilidade Urbana. O encontro contou com a presença do vice-presidente do Legislativo, vereador Paulo Eustáquio de Souza (PMDB), do presidente da comissão de Legislação Participativa, vereador Flávio Faria (Rede), e do vereador Valdir Sementile (DEM). Professores e monitores também prestigiaram o evento.

A mesa dos trabalhos foi composta pelos estudantes Gabrielle Gonçalves (Presidente - Escola Padrão do Parque das Nações); Yasmim Silva Lima (Colégio Nini Mourão), Christian Lopes (Escola Padrão do Parque das Nações), Letícia de Souza (Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo), Maria Fernanda Costa Jardim (Escola Municipal José Avelino de Melo) e Keila Alves Malaquias (Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira). Todos eles falaram em nome dos demais alunos sobre a participação no PJ e a experiência adquirida ao longo das atividades.

Todas as propostas apresentadas pelas escolas, antes de colocadas em votação, foram divididas entre os três subtemas criados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo eles: “Mobilidade: participação e controle social”, “Trânsito e transporte” e “Mobilidade e estrutura”. A maioria das propostas aprovadas enfatizou a questão da melhoria da qualidade do transporte público, adoção de tarifas sociais, implantação de transporte público na zona rural e implantação de ciclovias e bicicletários na cidade. Os alunos também discutiram e aprovaram sugestões para construção de rampas de acesso destinadas aos deficientes físicos e instalação de semáforos sonoros.

Com o encerramento da etapa municipal, os alunos se preparam agora para a fase regional, que contará com a participação das demais cidades que compõem o Polo Sul de Minas II. Já a etapa estadual será realizada na ALMG, em Belo Horizonte, no mês de agosto. Na oportunidade, o documento final com as propostas de todas as cidades será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais, destinado a alunos do ensino médio. O PJ teve início em 2004, sendo que as seis primeiras edições do projeto foram realizadas em Belo Horizonte, envolvendo somente os estudantes da cidade. Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com outras Câmaras Municipais, e a Câmara de Poços, através de um Projeto de Resolução, tem participado todos os anos das atividades.

Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões, negociações e escolhas, respeitando sempre as diversas opiniões sobre os mais variados temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário