quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Alunos de Poços participam de Plenária Regional do Parlamento Jovem

Dezenove alunos de Poços estiveram em São Sebastião do Paraíso, no dia 06 de julho de 2016, para a plenária regional do Parlamento Jovem 2016. Durante o evento, sete propostas sobre o tema Mobilidade Urbana foram aprovadas pelos estudantes. Eles se preparam agora para e etapa estadual, que será realizada no mês de agosto, em Belo Horizonte. Lembrando que, além de Poços e São Sebastião do Paraíso, também faz parte do Polo Sul de Minas II a cidade de Guaxupé.


Antes da plenária, os alunos se dividiram em grupos para exame e priorização das propostas, de acordo com os subtemas propostos pela Assembleia Legislativa de Minas. Além disso, os coordenadores de cada cidade conversaram com os estudantes, ressaltando a importância da construção coletiva de boas propostas para os municípios e também para o Estado de Minas Gerais. A cidade de Poços de Caldas foi representada na Mesa de Trabalho pela aluna Gabrielle Gonçalves, da Escola Padrão do Parque das Nações.
Além das coordenadoras do projeto em Poços, Arlis Silva Bassi e Maria de Lourdes Rezende de Assis, também acompanharam os alunos durante a plenária a servidora da Câmara Municipal Taís Ferreira e os professores Júlia Oliveira, Hudson Villas Boas, Simone Oliveira e Tiago Mafra. Neste ano, participam do projeto alunos da Escola Municipal Pedro Affonso Junqueira, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Padrão do Parque das Nações, Colégio Nini Mourão e Escola Estadual David Campista.

Documento final aprovado na Plenária Regional:

SUBTEMA 1 – MOBILIDADE: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

  1. Criar uma lei que exija a existência de uma audiência pública todas as vezes que houver necessidade de renovação de contrato de concessão do serviço de transporte coletivo urbano.
  2. Criação de um conselho deliberativo sobre a mobilidade urbana em cidades com mais de 65.000 habitantes, com o objetivo de atender às demandas locais, garantir a participação popular e criar um órgão político de cobrança e fiscalização. A composição do conselho deverá ser de técnicos especializados e pessoas eleitas por voto popular.

SUBTEMA 2 – TRÂNSITO E TRANSPORTE

  1. Proibição de estacionamento de caminhões, carretas e ônibus em vias de mão dupla, que não atendam à largura adequada para a circulação.
  2. Utilização dos ônibus municipais escolares, também, no transporte intermunicipal de estudantes universitários no período noturno.
  3. Implantação do bilhete único comum, com o qual o cidadão pode fazer as viagens necessárias, ao custo de apenas uma tarifa diária, que terá um desconto de acordo com a quantidade de crédito colocado. Já os estudantes terão descontos adicionais no passe escolar a 25% do valor da tarifa, todos os dias da semana.

SUBTEMA 3 – MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA

  1. Criação do projeto “Bicicletas Públicas”, no qual a pessoa fará um cadastro e poderá fazer a locação da bicicleta, podendo o projeto contar com parcerias e patrocínios de empresas privadas, para o uso de propaganda. Será cobrada uma taxa de adesão proporcional ao tempo de uso, e o valor recebido será convertido em manutenção das bicicletas e remuneração dos responsáveis. O pagamento de multa será obrigatório, caso houver algum tipo de dano ou atraso na devolução. O projeto ainda prevê a criação de programas de conscientização de ciclistas, assim como criação de ciclovias em locais onde o fluxo de veículos é mais intenso, juntamente com a implantação de bicicletários, para que as bicicletas sejam guardadas com segurança, incentivando seu uso, sendo obrigatória a existência destes em órgãos públicos e em empresas com mais de dez funcionários.
  2. Implantação do Sistema de Zona Azul nas principais vias dos centros urbanos, com arrecadação destinada à manutenção do sistema de trânsito municipal e geração de empregos voltados para o projeto Jovem Aprendiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário