quinta-feira, 27 de abril de 2017

Encontro Regional Parlamento Jovem 2017

Cerca de 150 alunos de Poços e Guaxupé participaram, no último dia 20, do Encontro Regional do Parlamento Jovem 2017. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Urca e contou, ainda, com a presença de vereadores, professores e coordenadores das duas cidades. Além de Poços e Guaxupé, também faz parte do Polo Sul de Minas II a cidade de São Sebastião do Paraíso.
Chegada dos participantes na Câmara Municipal
Na parte da manhã, os estudantes fizeram um passeio de Teleférico até o Complexo Turístico Cristo Redentor. No local, participaram de uma dinâmica proposta pelas coordenadoras do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi e Taís Ferreira. Já no início da tarde, na Urca, eles assistiram à palestra do professor Filipe Sancho, da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas. Além de questões referentes ao processo democrático, o palestrante abordou a importância da Constituição Federal e da participação dos jovens na política.
Sancho destacou que, apesar de ter sido uma discussão envolvendo aspectos teóricos, a conversa com os alunos foi bastante descontraída. “É preciso discutir política, principalmente com os jovens. O jovem, há alguns anos, perdeu esse sentimento de participação, algo que foi resgatado na última década no Brasil. Eles estão se manifestando e acredito que esse é um direito constitucional que precisa ser alimentado”, afirmou.
Dinâmica na Rampa de Paraglider
Em um segundo momento da atividade, os vereadores Gustavo Bonafé (PSDB) e Lucas Arruda (Rede), de Poços de Caldas, e o vereador Danilo Martins, de Guaxupé, falaram com os alunos sobre questões que os motivaram a entrar para a política. Os estudantes fizeram diversas perguntas aos vereadores, em especial sobre assuntos atuais, como a reforma da previdência e a reforma do ensino médio.
Os alunos demonstraram interesse nas atividades e ressaltaram que o projeto Parlamento Jovem cria oportunidades para se discutir política. “Essa iniciativa da Câmara de trazer o jovem para perto da política é muito importante”, disse Vinícius Abrão Pereira, de Poços de Caldas. Para a aluna Ana Lívia Rossi de Melo, de Guaxupé, a oficina regional foi bastante produtiva. “É uma oportunidade excelente para os jovens que querem aprender mais sobre política”, pontuou.
As próximas atividades que serão oferecidas aos participantes pela Câmara Municipal são as oficinas de Oratória e Redação Oficial previstas para o mês de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário