terça-feira, 23 de maio de 2017

Oficina de Redação de Propostas 22/05/2017

Na última segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores realizou mais uma atividade do Parlamento Jovem. Cerca de 50 alunos das Escolas Cleusa Lovato Calliari, Nini Mourão, Inovação e Padrão do Parque das Nações participaram de uma oficina de redação de propostas, ministrada pela coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi. Ainda durante o encontro, os estudantes receberam informações sobre a Plenária Municipal, próxima etapa do projeto.

O objetivo da oficina de redação foi apresentar aos alunos os tipos de documentos que podem ser elaborados pela Câmara a partir das propostas sobre o tema desse ano, que é Educação Política nas Escolas. Outra questão abordada pela coordenadora foi com relação ao funcionamento do Poder Legislativo. “Em um primeiro momento, falei sobre a questão da hierarquia existente entre a Lei Orgânica Municipal, Constituição Estadual e Constituição Federal. Depois, enfatizei que as propostas que serão elaboradas pelas escolas podem gerar proposições da Câmara, como projetos de lei, anteprojetos, requerimentos e indicações. Por fim, ressaltei que, durante a elaboração dessas propostas, os alunos precisam analisar a viabilidade, aplicabilidade, competência, redação correta e justificativa”, comentou.
Após elaboração das propostas sobre o tema de 2017, os alunos se reúnem novamente, desta vez para a Plenária Municipal, prevista para 09 de junho. Das sugestões aprovadas neste dia, nove serão priorizadas para encaminhamento à Plenária Regional. A conclusão do projeto se dá com a etapa estadual, em, Belo Horizonte, quando as propostas aprovadas por todas as cidades são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Para facilitar o andamento das atividades, a Câmara dividiu os alunos em duas turmas. Assim, no próximo dia 25, haverá nova oficina de redação, desta vem com alunos das Escolas João Eugênio de Almeida e Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário