quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Etapa regional do Parlamento Jovem de Minas – Polo Sul de Minas II

Vinte e quatro alunos de Poços estiveram na Câmara Municipal de Guaxupé, dia 16 de agosto, para a plenária regional do Parlamento Jovem 2017. O Polo Sul de Minas 2, formado também pela cidade de São Sebastião do Paraíso, discutiu, aprovou e priorizou propostas que serão encaminhadas à fase estadual do projeto. O tema do PJ este ano é Educação Política nas Escolas.


Professores, coordenadores e monitores do projeto também prestigiaram o evento. De Poços de Caldas, além dos alunos e de professores das escolas que fazem parte do PJ, participaram da plenária os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Pedro Magalhães (PSDB) e a coordenadora Tais Ferreira.
De todas as propostas aprovadas pelos alunos do Polo Sul de Minas II, seis foram priorizadas para a fase estadual: criação de projetos de Educação Política que abordem temas diversos, com a inserção da comunidade no ambiente escolar; ampliação do Parlamento Jovem para mais municípios do Estado; realização de aulas semestrais com temas políticos fornecidos pela Escola do Legislativo e de uma gincana sobre o tema estudado; criação de um projeto nas câmaras municipais para que estudantes possam acompanhar trabalho dos vereadores por um determinado período; inserção obrigatória do Grêmio Estudantil com eleições diretas em todas as instituições de ensino; realização de encontros regionais sobre gestão participativa e democrática nas escolas, com cursos, seminários e palestras para os gestores escolares.


Para a coordenadora de Poços, a plenária regional possibilitou que os participantes conhecessem as diferentes realidades de cada município. “Os alunos percebem que, expondo suas ideias e escutando o ponto de vista do outro, são capazes de aprimorar as propostas visando ao bem comum. Esse é o princípio da democracia e essa é a mensagem que o Parlamento Jovem quer transmitir aos jovens, ou seja, de uma política propositiva”, declarou Tais Ferreira.
Ainda durante o encontro, os alunos sugeriram o tema “Igualdade e diversidade de gênero: violência e preconceito” para a edição de 2018 do Parlamento Jovem. A escolha final será feita na etapa estadual do projeto, no mês de setembro, em Belo Horizonte, a partir das sugestões de todos os polos. Na plenária estadual, estarão presentes dois representantes de Poços de Caldas: Letícia de Souza, da E.E. Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, e Gabriel Lodi, da E.E. Dr. João Eugênio de Almeida.

Representantes do Polo Sul de Minas II na etapa estadual: Gabriel, Letícia, Lucas, Thayne, Beatriz e Gabrielli



Nenhum comentário:

Postar um comentário